09/11/2017 às 14:09 Blog

A importância da trilha sonora.

415
2min de leitura

Uma pequena reflexão para entender a importância da música no cinema, TV e que está fortemente ligada aos filmes que produzimos. Esse fator, que para muitas pessoas passa despercebido, é fundamental para aproximar mais a obra de quem a assiste, ampliando através do som o sentimento interpretado na tela. Mas sempre, sempre! Fazemos com que nosso trailer fique personalizado, com o perfil de nosso casal. Seja das musicas que escolheram para entrada, objetos escolhidos para decoração, com base nisso montamos nossos filme, abaixo um exemplo de um casamento que fizemos, onde o casal Danilo e Bruna, apaixonados por livros, séries, animes e afins. Usaram de entrada: ele musica do Star Wars e ela a musica de abertura do G.O.T. que foi usada no trailer oficial:

  Outro ponto importante para musicas, principalmente em outro idioma é tomar cuodado com a tradução, muitas musicas lindas para os ouvidos estão ligadas a tudo, menos ao amor, união. Então sugerimos sempre dar uma olhada na tradução antes. Abaixo foi utilizada a musica Hillsong United - “Oceans” onde foi feita pouquíssimas modificações, para encaixe de batida de musica e encaixe de imagens:

Junta se a isso questão de direitos autorais, monetização, onde vai ser postado, formas de utilização e algumas outras variáveis. 

E claro, como indústria, a mídia também precisa da música como ferramenta de publicidade. A banda que toca nos trailers já pode ser empolgante o suficiente para fazer o público assistir os filmes. Um bom exemplo é a última adaptação de O Grande Gatsby, que com certeza levou ao cinema alguns fãs de Lana del Rey, Beyoncé, Jay-Z ou Florence and the Machine, que fazem parte da trilha sonora. Também é comum, principalmente em séries de TV, quando bandas e cantores pouco conhecidos (ou que foram muito conhecidos, só que em outra época) adquirem mais visibilidade e sucesso depois que têm uma música utilizada em algum episódio. É o caso do Snow Patrol, que foi apresentada a um novo público e ganhou bastante popularidade no mundo todo depois que várias de suas músicas serviram de trilha para episódios de Grey’s Anatomy. O mesmo pode ser dito de seriados como Glee, Supernatural, The OC, Gossip Girl, Smallville, Skins, CSI, Cold Case, The Following e por aí vai. Até mesmo na TV brasileira é possível perceber isso: é só prestar atenção em quantas pessoas se vê cantarolando a música temas de novelas, não é mesmo?

A moral da história é que, seja nos filmes, nas novelas, seriados e trailers a trilha sonora faz toda a diferença. Trata-se de um dos pontos essenciais do cinema (e da TV) como arte. Tristemente, ainda assim, é inevitável que muitos dos compositores responsáveis por elas sejam completamente ignorados pelo público que quase sempre só dá olhos aos atores principais.

Confiram aqui outros trabalhos nosso, mas nos responda! Qual trilha sonora fez parte da sua vida? Pode ser filme, novela, série... queremos saber :)

09 Nov 2017

A importância da trilha sonora.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

22 de Jan de 2024

A Eterna Dúvida: Existe Melhor Equipamento Fotográfico ou o que Vale é o Olhar?

Logo do Whatsapp